sábado, 19 de outubro de 2013

Peito de Frango com Mozzarella e molho de Tomate


Peito de Frango à Parmegiana, uma delícia...





INGREDIENTES

2 peitos de frango
2 dentes de alho
Farinha de trigo q.b.
1 1/2  Chávenas de molho de tomate
6 fatias de queijo mozzarella
Sumo de limão q.b.
Azeite q.b.
Orégãos q.b.


PREPARAÇÃO


Tempere os peitos com umas gotas de limão, alho e sal. Deixe repousar 15 minutos. Em seguida retire o alho (para não queimar ao fritar) coloque-os numa frigideira com um pouco de azeite e frite-os 3 a 4 minutos de cada lado, até ganharem cor. 





De seguida c
oloque num recipiente próprio de forno, cubra cada peito com 3 fatias de queijo e o molho de tomate. Leve ao forno a 180ºC cerca de 15 minutos. 




* Para os que não apreciam queijo, basta apenas cobrir os peitos de frango com molho de tomate.





sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Arroz Xau-Xau





INGREDIENTES

3 chávenas de chá de arroz cozido 
2 colheres de sopa de ervilhas 
3 colheres de sopa de milho
3 ovos (grandes) mexidos


PREPARAÇÃO

Deve utilizar arroz previamente cozido, frio e bem soltinho (aproveite numa refeição em que faça arroz branco para fazer o dobro do necessário). 
Numa frigideira antiaderente coloque os ovos mexidos e tempere com sal e pimenta (opcional), vá mexendo até os ovos estarem prontos. Coloque as ervilhas e o milho em água fervente e deixe cozer cerca de 3 minutos. 
Aqueça o arroz e adicione o milho, as ervilhas e os ovos mexidos. Envolva bem e está pronto a servir.




Lasanha de Frango






Para esta receita necessita de:

400 g carne de frango picada (usei peito de frango)
1 cenoura média
1/3 chouriço de carne
1/2 alho francês
1 cebola média
2 dentes de alho
1 lata pequena de cogumelos
1 lata de tomate pequena (sem pele e sem sementes)
100 ml de polpa de tomate
50 ml de vinho branco
40 ml de azeite
1 folha de louro
1 embalagem de placas de lasanha
1 colher de chá de pimentão doce em pó
8 fatias de queijo mozarella
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 pacote de molho béchamel 
Sal e pimenta q.b.


PREPARAÇÃO

Triture a cenoura, o chouriço, alho francês, cebola, alho e os cogumelos, na bimby e pique 5 seg. vel. 5 ou liquidificador/picadora (no liquidificador ou picadora tem de ficar um picado mais miudinho, quase uma pasta).




Na Bimby

Adicione o tomate em lata e a polpa de tomate aos legumes e pique 15 seg. vel. 7.

Junte o azeite e programe 8 minutos, 100º, vel. 2.

Acrescente a carne picada, a folha de louro e o vinho branco. Tempere com sal, pimenta e o pimentão doce. Programe 10 min. vel. colher inversa.


No fogão

Coloque o azeite num tacho e adicione o preparado de legumes picados. 
Salteie em lume médio 10 minutos. 

De seguida adicione a carne, a lata de tomate, a polpa de tomate, a folha de louro e o vinho, tempere com o sal, pimenta e pimentão. Mexa bem e deixe cozinhar em lume médio 15 minutos.





Numa assadeira forme camadas de carne e massa. A primeira e a última camada devem ser de carne. 





Na última camada de carne sobreponha o molho béchamel, seguido das fatias de queijo mozzarella e por último o queijo parmesão ralado.




Leve ao forno cerca de 35 minutos a 180ºC.

Até ficar bem tostadinha.







A melhor "sandes"

Nos ingredientes mais simples estão os melhores pratos... O salmão fumado é um dos meus ingredientes de eleição, por isso sou suspeita mas para mim é a melhor sandwich que há... e leva menos de 1 minuto a fazer...

Leva salmão fumado, queijo fresco ou queijo creme de ervas, umas gotas de sumo de limão, azeite e orégãos.

Tempere o salmão com umas gostas de limão e deixe o peixe absorver o sabor 10 minutos. Coloque no pão o queijo, de seguida o salmão regue com um fio de azeite e polvilhe com orégãos secos. Está pronta.

O pão ideal é pão rústico e não pão "branco" simples...











Uma manhã na Baixa



Hoje tive oportunidade de passar a manhã na Baixa do Porto que eu adoro!

Tomei o pequeno-almoço na Confeitaria do Bolhão e claro não pude deixar de comprar uns petiscos...


Coxinhas de Frango....





Pão de água com chouriço...







Empadas de Vitela...



Empadas de Frango...

São óptimas!



Depois fui ao mercado do Bolhão comprar peixe fresco, legumes e fruta...

Já não ia ao mercado do Bolhão há algum tempo, é pena ter imensos espaços desocupados. Os comerciantes queixam-se da crise e dos hipermercados... Eu adoro as vendedoras enquanto arranjam o peixe conversam, cantam, tratam-nos por querida e filhinha... é o verdadeiro atendimento personalizado!!!












O peixe é realmente fresco...






Comprei postas de salmão para grelhar e lombos para assar ou cozer a vapor...



Comprei sardinhas pequenas para fazer com um arroz malandrinho de tomate e feijão vermelho... adoro!



Comprei Linguadinhos pequenos que são tão difíceis de encontrar e são uma delícia com um arroz malandrinho de legumes...

Polvo para um arrozinho de polvo e outro para um polvo à lagareiro!









Encontrei uma frutaria que vende compotas caseiras de vários frutos (em frascos pequenos, médios e grandes), marmelada e geleia caseira... Comprei geleia que eu adoro...






Tem tudo tão bom aspecto...